PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS VISITAM SEUS ALUNOS EM CASA.
A Secretaria Municipal de Educação desenvolve o “Programa de Interação Família Escola” com objetivo de estreitar o relacionamento entre os professores e as famílias dos alunos, melhorando o ensino municipalA Secretaria Municipal de Educação vem realizando um projeto pioneiro, o “Programa de Interação Família Escola”, no qual os professores da Rede Municipal visitam as casas dos seus alunos. O Programa pretende estreitar a relação entre as famílias e a escola, diminuindo a repetência e melhorando o ensino municipal.De acordo com o Secretário de Educação, Cesar Callegari, o programa, além de promover a integração entre a escola e a família, amplia a rede de proteção social dos alunos. “A educação não é só uma tarefa da escola, mas de toda a família, esse canal vai melhorar e muito a educação em Taboão da Serra”, falou o Secretário.O Programa de Interação Família Escola pretende atingir todos os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Apesar de optativo, a maioria dos professores já adeiu ao Programa. As visitas são realizadas fora do horário de aula e os professores terão um pró-labore.Para educadora da EMEF Maria Jose Luizetto Buscarini, Lúcia Helena Lacerda, a aproximação da escola com a família ajuda no processo pedagógico. “Conhecendo melhor o mundo de seu aluno fica mais fácil entendê-lo e interferir pedagogicamente. Em todas as visitas que realizei aos meus alunos, fui recebida com muito carinho tanto pelas crianças como pelos pais e me senti valorizada”, falou a educadora, com 17 anos de profissão.“Esse programa é pioneiro e um diferencial na Educação em Taboão da Serra, pois ajudará o professor a conhecer melhor a realidade dos seus alunos”, avaliou a professora Valdiceia Cristo Tabach, da EMEF Profa Dalva Barbosa Lima Janson.
Expectativa- A expectativa do aluno com a presença do professor em sua casa é um denominador comum em todas as escolas. A aluna Gabriela Barreto, da 3ª série da EMEF Maria José Luizetto Buscarini, esperou ansiosamente sua professora na esquina de sua casa. A colega Tainá Maximiano, também da 3a série, mal conseguiu dormir na noite anterior à visita. A aluna Aline Almeida fez questão de mostrar toda a casa e a horta da família para a professora. “Gostei muito de receber a minha professora em casa. Achei esse projeto muito importante, pois o professor pode entender melhor o seu aluno”, falou a menina, que pretende ser professora.Para o metalúrgico Evanilson, pai da aluna Tainá da 3a série, a presença do professor na casa do aluno envolve a família no processo educativo. “Com a visita da professora em minha casa tenho a oportunidade de entender melhor o que acontece na sala de aula e saber mais sobre minha filha”, falou o pai.
O PROGRAMA DE INTERAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA do Município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, recebeu um prêmio do PNUD – PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO, órgão da ONU que estimula iniciativas inovadoras no contexto dos objetivos do milênio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário