segunda-feira, 9 de junho de 2008

Entre medos e esperanças

Começamos hoje a experiência de recompensa das atitudes positivas em sala de aula. Criamos a "molineca", apresentamos a proposta como uma brincadeira em que, ao cumprirem as regras, os alunos serão premiados com bônus que poderão ser trocados ao final do 3o bimestre. Dai, junto com eles, definimos essas regras e, pra começar, cada um recebeu 3 bônus.
Experiências como essa são sempre inquietantes. Por um lado, a gente vê o envolvimento dos alunos e os diferentes modos como eles passam a participar das atividades. Por outro, andamos sobre o fio da navalha com medo de transformarmos a aprendizagem em moeda de troca, sem valor de uso.
Apesar disso, entre tantos medos, frustrações e inseguranças que sentimos ao viver a escola e as salas de aula, inicitivas como esta servem como um sopro de esperança. Ainda que o motivo possa estar, nesse momento, em ganhar bônus que se transformam em moeda de troca depois, há sempre o desejo de que, no processo, os alunos encontrem outras razões como o prazer pela aprendizagem. Tomara!!!

Um comentário:

vinicius :} disse...

É preciso criar iniciativas e ter coragem de levá-las. Nunca saberemos qual será a reação deles se não tentarmos.
É meio contraditório: não queremos que eles conotem um significado para esse método, quando nós mesmo estamos usando deste para 'comprar' o compromisso deles.