
A professora entrou na sala, colocou seu material em cima de sua mesa e dirigiu a palavra a suas alunas. Nesse meio tempo, uma aluna levantou-se, pegou os slides da professora e levou-os até o projetor, sem que fosse pedido a ela que o fizesse.
A professora a agradeceu e começou a fazer uma introdução sobre o curso que daria e, ao perguntar se as alunas tinham alguma dúvida sobre o que havia sido falado, uma delas levantou a mão e perguntou seu nome. Ela a respondeu perguntando qual era o nome desta aluna antes que disse seu próprio. Assim que a aluna a respondeu, ela também o fez.
Após isto, uma aluna se levantou rapidamente para apagar a luz do anfiteatro antes mesmo que a professora a pedisse para fazer. Ela começou a explicar os quadros que estavam nos slides, quando foi interrompida por uma de suas alunas que continuou sua explicação. Ela então a agradeceu e passou o slide seguinte. Quando foi começar a explicá-lo, outra aluna a interrompeu com a explicação do quadro mostrado. E assim seguiu até que os slides disponíveis para a aula acabaram. Diante disso, a professora ficou calada e paralizada por alguns instantes e só então perguntou: "Quero que levante a mão somente aquelas que leram o livro-texto inteiro do curso". Todas levantaram as mãos. A professora ficou calada, olhando para elas. Uma aluna levantou-se e disse: "Se isso é tudo o que trouxe para nos ensinar, faremos estudos independentes" e todas se levantaram e sairam da sala.
Descrevo aqui a aula em si, não o espaço físico...
4 comentários:
Eu particularmente gostei do modo como nossa amiga Lilian descreveu a aula assistida que está no filme "O sorriso de Monalisa", porque percebemos o clima da aula e como as alunas agem e a profesora reage diante de tal antipatia das alunas em relação à professora. Mas acrescentaria no começo da descrição, a parte que, a talvez inspetora do colégio diz à professora: "elas farejam medo". Acho que assim fica mais clara a idéia de que a professora estava insegura.
Muito bem Helo. Pensei em fazer algumas modificações na minha descrição, mas preferi deixá-la da forma como foi feita de primeira, para que pudessem me ajudar a melhorá-la, já que não encontrava outras formas de expressar ainda mais o que vi naquela aula.
Lilian, tb acho que sua descrição capta muito da essência dessa aula. Gosta da sugestão de acrescentar a fala da outra professora. Cada detalhe enriquece + o quadro que se quer pintar com essa tarefa. E acrescentaria ainda algumas falas como a da aluna que pergunta: "Doutora Tal, presumo". Outros detalhes como ohar pras unhas enquanto o outro fala e sorrir de cabeça baixa tb dão pistas de que o "clima" naquela aula era, no mínimo, diferente da rotina (ou do que se espera como rotina).
Pra mim,o desconforto que tomou conta da professora foi o que mais me marcou nessa cena.Completamente atônita,ela sequer esboçou reação diante da saída das alunas.
Postar um comentário